Passo a passo de como obter indenizações. - Rodrigo Correa Advogados
Edit Content

Consulta Personalizada

São Paulo

São José do Rio Preto

Com certeza você já passou por uma situação de descontentamento por algum produto ou serviço.

Mas, você sabe como fazer uma reclamação?
O primeiro passo é tentar resolver de forma simples e pacífica, utilizando portais de reclamação e outros canais de comunicação, como: redes sociais, e-mail e telefone.

Alguns dos portais de reclamação são sites como o “Reclame Aqui” e o “Consumidor.gov.br”, que o ligam a uma rede de pessoas que também estão descontentes com esse serviço, a fim de encontrar a melhor solução para o problema.

Quando uma indenização requer valores abaixo de vinte salários mínimos, você pode recorrer à uma ação gratuita, procurando um advogado na Defensoria Pública.

Para conduzir a sua reclamação você precisará de provas de que aquele produto ou serviço é falho. Você pode citar o Art. 6° do Código de Defesa do Consumidor, sobre a proteção do cliente e sobre o prazo de uma resposta à sua reclamação.

Depois de tudo isso, se nada estiver resolvido ainda, você deve recorrer ao Procon, tendo as provas em mãos. Ele que irá informar a empresa sobre tal reclamação e analisar como tudo irá proceder a partir daqui.

O Procon também se certifica de que a empresa cumprirá certos prazos, como a resposta à reclamação, o processo de julgamento e a indenização.

Dependendo do valor estipulado por essa indenização, o Procon pode passar o caso para uma mesa de conciliação, para Jurados Especiais ou Varas Cíveis.

Quando o produto ou serviço gerou algum constrangimento ou aborrecimento moral e psicológico, podemos gerar uma ação por danos morais. E a indenização aumentará conforme a gravidade do caso.

Quanto ao tempo de uma indenização, aquelas que forem consideradas de baixa complexidade, devem ser resolvidas em até um ano do seu pedido.
Restaram dúvidas? Preencha o formulário ao lado para falar conosco!